Sobre morrer […]

IMG_4609Então, o que eu fiz de útil nessa vida? Será que serei lembrado?

Talvez não. Acho que fui arrogante demais com todos os porteiros das empresas em que trabalhei. Eu era “pião”, não podia ir de carro para o trabalho pois não tinha como bancar a gasolina, então ia amassado dentro do transporte público cheirando o suor de outras pessoas na mesma situação deplorável que a minha. Chegando ao trabalho, ouvia os gritos do meu chefe sem responder, afinal não podia de jeito nenhum perder o emprego, tinha contas à pagar. Trabalhava feito um louco pra bater as metas da empresa, mas nunca tinha um tempo de lazer com minha família. Levava marmita pra economizar no VR e ajudar a bancar meus estudos. Era uma rotina cansativa e estressante. Mas mesmo assim, eu não cumprimentava o porteiro, sentindo-me incalculavelmente acima da classe social que ele.

É, talvez eu não seja lembrado. Xingava todo mundo no trânsito pois perdia a paciência com facilidade, não dava a mínima atenção para meus filhos por estar irritado demais com a agitação de minha vida, frequentava a igreja apenas para ficar horas e horas criticando os pastores, arrumava briga com meus [até então] amigos por causa de política, perdi muitas namoradas por não saber fazer um único elogio, não dava esmolas e ainda zombava de quem não tinha onde morar, acusando-os de sujarem a cidade tanto no físico quanto no visual.

Não fiz nenhuma criança sorrir, não ajudei nenhuma associação beneficente, nunca fiz uma serenata, nem dei flores, e só abraçava pessoas a quem tinha algum tipo de interesse. Pensando bem, acho que nunca fiz o bem nem a mim mesmo. Não passeava, não admirava o céu, até minha comida favorita eu engolia rápido devido à minha pressa.

Nada disso importa mais, estou morto. A verdade é que, refletindo sobre tudo isso, estive morto o tempo todo. Nunca vivi. Lamentável!

— Jayane Condulo.

Deixe um comentário

