Impeachment

tumblr_inline_n09od7v8FM1squ3m8A mídia disse que tenho que protestar. Desde que a data do impeachment foi marcada, jornais e revistas não pararam de divulgar mapas muito bem elaborados, com endereços detalhados de onde aconteceriam os protestos.

Ta aí. Impeachment. Pra te falar bem a verdade eu demorei um tempo pra conseguir pronunciar essa palavra corretamente, e até hoje ainda não consigo escrevê-la sem consultar o Google. Mas a mídia disse que eu tinha que lutar pelo impeachment e foi o que eu fiz.

Ok. A mídia não mentiu quando disse que nosso governo é corrupto. É verdade que nossa presidenta não tem uma aparência das melhores e seu discurso é um tanto quanto tedioso. É verdade que o PT já está há bastante tempo na presidência sem tão grandes melhorias. É verdade que o povo cansou.

O povo cansou porque a mídia disse que estamos cansados. No fundo, o povo nem sabe ao certo o que quer.

“Quero o impeachment!”, ok, pra colocar quem no lugar? “Não sei, qualquer um.”

“Quero a volta dos militares, mas não da ditadura.” ok né.

“Vim protestar contra a corrupção”, com a camisa da CBF?

Não sabemos (ou não procuramos saber) da corrupção dos outros partidos. Não estudamos, pesquisamos, nem apuramos os fatos antes de apoiar uma manifestação. Assim como nos protestos de 2013, fomos às ruas para apoiar o movimento, mas não sabíamos exatamente à qual movimento iríamos apoiar. Não era só pelos 20 centavos, era pela educação, saúde, pelo cachorro, papagaio. Não era só pelo impeachment, era porque a Dilma é feia e o Aécio era mais legal.

E como nas manifestações de 2013, fizemos o que a mídia nos mandou fazer, e depois voltamos para nossas casas com a sensação de “dever cumprido” sem nada mudar. Continuamos assistindo às mesmas novelas, lendo os mesmos jornais, utilizando o mesmo transporte público, pagando o mesmo preço da tarifa…

O assunto acabou, eu já fiz a minha parte. Não importa que eu não saiba exatamente como pronunciar “impeachment”, nem como realmente isso funciona. Importa é que fiz o que a mídia me mandou fazer. Minha consciência está limpa.

— Jayane Condulo.

Deixe um comentário

