Páscoa

downloadSou vítima desse capitalismo que oculta a essência das datas comemorativas para conseguir lucrar. Vítima de um Coelhinho da Páscoa, que produz ovos de chocolates que vem com brinde dentro.

Não, não faz sentido nenhum.

É claro que chocolate é muito bom, gostoso, delicioso, apaixonante. É claro que coelhinhos são as coisas mais fofas do mundo. É claro que encontrar um brinde dentro dos ovos é satisfatório. Mas não é suficiente.

Não é suficiente para substituir o sangue que foi passado nas batentes das portas dos israelenses (Êxodo 12.7), quando estavam unidos na celebração da primeira páscoa, antes de serem libertos da escravidão do Egito. Também não substitui o sangue que foi derramado na cruz por Jesus Cristo, logo após ter celebrado a páscoa com seus discípulos (Lucas 22.15).

Páscoa significa passagem (do hebraico: pesach). Tanto o episódio do povo israelita quanto a ceia de Jesus, a páscoa antecedeu uma passagem que mudaria completamente a história. A mudança de vida dos israelenses, da escravidão para a liberdade, e a mudança da história da humanidade antes e depois de Cristo, é muito bem simbolizada pela páscoa, a passagem de uma fase para outra.

Mas nós trocamos tudo isso por coelhos, chocolates e brindes. Trocamos a celebração que deveria ser uma linda cerimônia por supermercados lotados. Trocamos o significativo por perecível.

Que o capitalismo não me corrompa, e que o Coelhinho da Páscoa deixe a Ceia do Senhor em paz.

— Jayane Condulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s