Desigualdade nossa de cada dia

os-pobres-alimentam-os-ricos“Quero me livrar dessa situação precária, onde o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada fica mais pobre”, dizia a música.

Nada contra sua riqueza, senhor. Pelo contrário, se é o dinheiro que lhe satisfaz então lhe desejo mais; aprendi que gente feliz não enche o saco, e a última coisa que preciso agora é de uma pessoa a mais me dando trabalho.

Aliás, por falar em trabalho, o senhor sabe o que é? Acho que não, está ocupado demais sendo sustentado pelos meus esforços. Bendita pirâmide, onde a base da sociedade — ou seja, o que a sustenta — é a que menos aproveita.

Uma pena que na outra vida não se aceita conta bancária, senhor. Pelo menos vai poder ter um enterro bonito com flores descentes, o máximo que vou conseguir levar pro caixão é minha consciência limpa e tranquila.

Desculpe te interromper, sei que o senhor é muito ocupado, precisa administrar suas contas no exterior, sair pra melhorar seus relacionamentos com empresários, avaliar qual será seu próximo carro, onde será seu novo apartamento, a melhor e mais cara garrafa de vinho para o final de semana, quantas viagens fará nesse ano, qual pedra mais preciosa para o anel de sua mulher, o melhor jet-ski para presentear seu filho, e talvez — apenas talvez — doar algum mísero valor pra uma instituição qualquer, assim pode fazer média e facilitar o trabalho de seu assessor, que precisa suar muito pra manter sua “boa imagem”.

Agora, com sua licença, preciso ir. São 365 leões para matar por ano. São muitas horas de sono perdidas para não me atrasar, muitas marmitas sem mistura pra economizar, muitos feriados sem folga pra ganhar um extra. Quem sabe assim eu consiga bancar algum estudo pros meus filhos, espero que um dia eles sejam como o senhor!

— Jayane Condulo.

“A grandeza de um homem se mede pela humildade,

pela verdade, pela sinceridade, pela submissão ao Deus de verdade!”

Pregador Luo.

Deixe um comentário

