Não sou capaz de opinar

avenida-paulista-15-de-março-de-2015

Camisa da CBF, Aécio na liderança dos protestos, Cunha como uma das possibilidades de Presidente da República. Pra completar, Lula nomeado Ministro, ao mesmo tempo que é investigado pela Lava a Jato. Sobre o cenário político atual: não sou capaz de opinar.

Poderia parar o texto por aqui mesmo, pois só o parágrafo acima já travou meu cérebro. Não faz sentido algum. Não que nossa presidenta seja um amor de pessoa (infelizmente, ela mal sabe falar em público). Não que o Lula não seja um hipócrita, enganador da nação. Mas reduzir corrupção a uma só pessoa ou a um só partido, é inocência demais para mim.

A verdade é que não tá fácil pra ninguém. Nem para a própria Dilma, que tem que aguentar piadas machistas desde que assumiu o cargo. Ok, dá pra notar que ela nunca acompanhou o mundo da moda, e também não é nenhuma “lady”, cheia de mimimi e simpatia. Mas isso não a torna menos honesta que seu sucessor.

Aliás, vamos falar do Temer. Aquele fofo que, após anos exercendo o cargo de vice com total fidelidade, enviou uma carta (e fez questão que o Brasil todo soubesse disso) à coitada da presidente se fazendo de coitadinho. Juro que se fosse mulher, eu diria que era a Falsiane.

E o Cunha, que só assinou o pedido de impeachment pra tentar driblar os processos contra ele? E o Aécio, que também teve o nome citado na Lava a Jato, mas o MPF arquivou a investigação? E o juiz Itagiba, que anulou a posse de Lula não por ser um cara a favor do povo brasileiro, e sim por ser claramente anti-petista, envolvendo o pessoal com o profissional.

Só gente boa liderando essas manifestações.

Por último, mas não menos importante, está o povo. Esse povo que protesta com a camisa da CBF que não é corrupta, que faz “esquibunda” em Brasília pra chamar atenção, que toma para si o discurso totalmente partidário da grande mídia, que não sabe explicar o que é a Lava a Jato, nem escrever (em alguns casos, nem pronunciar) a palavra impeachment. Esse povo que protesta contra a corrupção, mas fura a fila no mercado, é caloteiro, mente pra todo mundo e não valoriza a educação. Esse povo que sabe tudo sobre honestidade e melhoria do país, com esse discurso (e atitudes) completamente violentas contra quem não tem a mesma opinião.

É claro que a Dilma não é tudo o que esperávamos, e muito longe do que queríamos. É claro que o Lula decepcionou a maior parte da nação, e sua nomeação para Ministro foi o ato mais hilário que da história desse país. E é claro que o atual cenário político está um caos. Mas, democraticamente falando, a culpa também é nossa. Nós os elegemos e agora estamos tentando eleger figuras ainda piores.

Jayane Condulo.

Anúncios

3 comentários

  1. Minha linda, você já opinou com a classe que lhe é peculiar.
    A política brasileira é um produto nosso, é um espelho do nosso comportamento cotidiano, do nosso caráter flexível e elástico, do nosso ordinário “jeitinho brasileiro”. O Lula é gente da gente que teve uma grande oportunidade, ele não é diferente de quem sonega, pula fila, faz gato da TV paga, mente, leva atestado falso, usa carteirinha de estudante pra pagar meia, bate o ponto do amigo, assina a lista de presença na faculdade. Para nós vale a máxima: “A oportunidade FAZ o ladrão”.

    Eu penso que esse é o cenário mais triste que tive a oportunidade de ver, em que uma parte do povo foi esvaziada da boa-fé e não percebeu, e a outra parte está sendo esvaziada dos direitos básicos de democracia e de uma Justiça imparcial e está comemorando isso.
    O que me dói é o medo do futuro, dos confrontos físicos que virão, da truculência exagerada.

    Eu tenho medo, de hoje e do amanhã.
    Tenho medo do que o Temer poderá fazer ao chegar no poder.
    Tenho medo da reação da esquerda.
    Tenho medo das alianças que nascerão desse momento.
    Tenho medo.

    Só me resta a fé Jay, só me resta a fé de que existe um Deus que olha por nós, e vai fazer com que a flor possa nascer no meio do lodo e permanecer! Resistente e resignada!
    Que esse momento produza em nós brasileiros uma mudança que jamais retroceda, que toda essa sujeira seja varrida e se torne apenas um capítulo triste da história dessa gente sofrida e linda e desse chão que carrega tanta beleza.

    Esperança e fé minha linda!
    Um beijo!

    Curtir

  2. Os protestos são a maior validação de uma democracia, onde o povo tem voz e voto. No Brasil, é muito difícil um movimento público não virar folia e isso é triste – mas não invalida a ação. Só devemos tomar cuidado em não tornar tudo simplista demais e repetir o discurso que é tudo uma questão de guerra de classes “elite x periferia, pobres x ricos”, como alguns meios de comunicação têm disseminado para desviar o foco principal: um governo que não governa e uma economia indo por água à baixo (não, não é apenas um reflexo da globalização, é ingerência mesmo!).

    Acho fantástico que pessoas jovens como vc se atentem à política. É quase uma regra que brasileiros não se interessem pelo assunto e talvez seja por essa razão que estejamos à beira do caos. Por favor, use todos seus dons e comunicabilidade para impactar e despertar outros jovens também!

    No mais, estou esperançosa. Como disse o grande Sérgio Cortella, “é o auge da sujeira, mas o começo da limpeza”. Infelizmente, a principal oposição do governo também está envolta na imundície, mas uma coisa por vez, chegará a hora deles também. O gigante realmente acordou, o povo cansou de ser massa de manobra. Porém, está ainda sonolento, como aqueles que dormiram por muito tempo, mas desperto.

    Fica também a minha admiração ao trabalho jornalístico, sempre pronto a colocar a mão no vespeiro a fim de informar, doa a quem doer.

    Um beijo esperançoso!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s