Feio, imprudente e de chorar

size_810_16_9_cunha-camara-impeachment

Quero te convidar para uma breve reflexão sobre os nossos políticos. Sim, nossos, os que nós colocamos lá. Uma reflexão que só foi possível graças à presidente Dilma Rousseff, ou melhor, ao seu impeachment.

O domingo da votação mexeu com as nossas emoções, não dá pra negar. Não só as nossas, mas também as emoções dos próprios deputados, que por vezes mal conseguiram manter seu domínio próprio ao falar.

Pela primeira vez em (sei lá quantos) meses, sinto que tenho uma dívida de gratidão com a imprensa brasileira: ela me mostrou, durantes horas, a cara e o caráter dos meus representantes, um por um. Nem o horário eleitoral nunca disse tanto a respeito deles quanto a votação de domingo.

Liguei minha televisão sem a mínima intenção em permanecer muito tempo, queria apenas me atualizar sobre o resultado. Qual não foi minha surpresa quando notei que nenhum (ou quase nenhum, para não generalizar) deputado estava sinceramente preocupado com o futuro da nação, e sim em defender seus próprios interesses. Levei um susto ao perceber o óbvio sobre a política brasileira.

Não me refiro apenas aos que votaram a favor, com discursos tão hilários que chegam a ser quase inacreditáveis. Mas também aos que votaram contra, igualmente sem argumentos sólidos, apenas tentando defender seu partido aliado. Entender que o status do momento era muito mais relevante que o impeachment em sim, foi minimamente frustrante.

Se você acha que estou exagerando, basta lembrar alguns (não precisamos ir muito longe) dos discursos: pela paz em Jerusalém (mas nós não estávamos tratando sobre o Brasil?), pela minha mãe Lucimar (prazer!), pela BR 429 (será que a Dilma passa por essa rodovia?), pela minha tia Eurides, que cuidou de mim quando pequeno (cara tia Eurides, você cuidou desse sujeito muito mal, mas sinto muito que ele tenha te exposto assim!).

Diante de tudo isso, não posso afirma que a votação tenha sido bela e recatada. Mas uma coisa é certa, com certeza foi do lar!

Jayane Condulo.

1 comentário

Deixe um comentário

