Ouro do Brasil?

08082016-bz8i0005

Rafaela Silva: o nome que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas 2016. Mas, espera aí, medalha de ouro DO BRASIL? Eu diria que não. O ouro será do Brasil quando nosso preconceito, prepotência e falsa sabedoria sobre tudo diminuírem. Por enquanto, não chegamos nem ao bronze!

Ouro de quem então?

Da Rafaela, que conquistou muito mais do que uma medalha. A Rafaela, que venceu os apelidos nada carinhosos na infância, que deixou de ser contratada em muitos empregos por sua cor ou aparência que foge do modelo estabelecido pela sociedade. Ela, que foi taxada como maria-homem, que não se encaixava no clube da Luluzinha, que nunca estava na lista das mais sexy’s. Ela, que além de todo preconceito racial, ainda teve que enfrentar a pobreza, a meia rasgada, o busão lotado, a preocupação de cortarem a luz.

Ouro da Rafaela, mas o Brasil perdeu mais uma vez. Tivemos a grande chance de nos alegrarmos [sinceramente] pela conquista, pela grande barreira que deveria ser quebrada, mas nadamos mais uma vez em nossos discursos vaidosos, em nossas redes sociais cheias de hipocrisia e falsa modéstia, em nossos vãos debates sobre a importância do feminismo e meritocracia. Não que não tenha importância debater tais assuntos, mas não há nenhum sentido na forma que o fazemos.

Então, mais uma vez, ouro da Rafaela, que depois de tudo isso ainda teve que tolerar toda nossa estupidez massiva, de nariz erguido e medalha no pescoço. E nós nem ao bronze chegamos, quem sabe um dia a gente aprenda a competir decentemente, como ela soube fazer!

Jayane Condulo.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s