Não dê esmolas

845511

Estava no metrô de São Paulo quando, de repente, ouvi uma voz berrando no microfone de avisos: “Não dê esmolas”. A forma nada doce com que a funcionária da companhia alertou os usuários me chamou a atenção, e sua insistência perambulou pelos meus ouvidos ao longo do dia.

Existem diversas campanhas no país inteiro intituladas “não dê esmolas”. Algumas até bem sérias, com um telefone indicando para abrigos que possam atender um morador de rua, por exemplo. Não era o caso do Metrô. Fiquei, então, me perguntando o por que de tanta agressividade na frase. Tanto na CPTM quanto no Metrô, é expressamente proibido pedir esmolas ou apresentar-se em condições que causem transtorno ou repugnância aos demais usuários.

É incrível como falar sobre esmolas nos coloca no extremo da superioridade. Ou você não dá esmolas por nojo e irritância por tê-lo incomodado, ou você dá esmolas para pura e simples massagem do ego. Se você financia instituições carentes mas ignora crianças no farol, você não é uma pessoa suficientemente boa. Se você dá esmolas mas não tem coragem de abraçar esse mesmo maltrapilho ou levá-lo em seu carro até um lugar que o acolha melhor, você também não é tão bom quanto parece.

O metrô não quer que você dê esmolas pois será um usuário a menos para lhe gerar lucros. Mas, no fundo, você mesmo não quer dar esmolas. Não está nem um pouco interessado em ajudar outro alguém. Só doa roupas na “campanha do agasalho” porque é bonito ou é algum conhecido seu que está organizando. Nunca pagou um almoço para um necessitado, mas paga o almoço do chefe pra conseguir uma promoção. E, mesmo se der esmolas, nunca será com a moeda de mais valor. Jamais será com uma nota. Cinco centavos são suficientes para manter sua consciência limpa, na doce ilusão de que ajudou o país naquele dia.

Não dê esmolas. Também não dê pão ou bolachinha. Nem doe seu dinheiro à instituições de caridade. Não ajude o próximo. De jeito nenhum. Não faça nada apenas para massagear o seu “eu”.

— Jayane Condulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s