Os gordos, os magros, e os limites da piada com o alheio

download
Nós temos um problema: somos engraçados demais. “Demais” mesmo, no sentido literal da palavra, que significa de ‘modo excessivo ou em exagero’. Vou além do dicionário e afirmo que “demais”, nesse caso, poderia ter “desnecessário” como sinônimo.

De onde foi que tiramos que é liberado fazer piada com tudo e, pior, com todos? Com loira, nordestino, português, negro. Mas com esses todo mundo sabe que é preconceito. Com gordos também, aliás. Mas, e quando a piada é com gente magra?

A humanidade caiu na ilustre besteira de padronizar um “corpo ideal”. O cara da barriga sarada e abdômen definido e a mulher magra, porém bunduda e peituda, são nossos exemplos e meta de vida. Que absurdo! E se eu tiver problemas de saúde, como a obesidade ou anorexia, que nem sempre são por descuido da pessoa? E se eu não tiver tempo pra fazer academia pra deixar meu corpo todo durinho? E se eu não tiver dinheiro pra fazer uma plástica, reduzir o estômago ou encher mais o bumbum?

Não interessa. Se a gente não se adequar ao padrão perfeito, seremos motivo de piada.

Outro dia vi alguém ‘zoando’ outra pessoa por ser magra demais, a ponto de não poder doar sangue pela falta de peso. Porém, o que o piadista não imaginava é que o motivo da graça para ele era sinônimo de desgosto e tristeza para o personagem ofendido.

A gente nunca sabe o que machuca uma pessoa, mas faz piada mesmo assim. Mais uma vez: que absurdo!

Acredito, sim, num padrão de corpo ideal: aquele em que a pessoa se sinta bem. Não interessa se é magra demais, gorda demais, com estrias demais ou sem curva nenhuma. O padrão de corpo ideal é a aceitação, consigo mesmo e com o alheio. E não há graça nenhuma nisso. A piada da vez é ser feliz como está.

— Jayane Condulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s